O arquiteto João Batista Vilanova Artigas, um dos maiores arquitetos do país, completaria 100 anos em 23 de junho 2015, nasceu em Curitiba (PR), em 23 de junho de 1915. Mudou-se para São Paulo e formou-se arquiteto na Escola Politécnica da USP, em 1937.

Foi fundador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1948, na qual liderou, mais tarde em 1962, um movimento para a reforma de ensino que influenciou outras faculdades de arquitetura no Brasil inteiro. Foi militante dos movimentos populares e, por isso, perseguido pela ditadura militar, tendo sido cassado em 1969, juntamente com outros professores das universidades brasileiras, por força do AI-5.

Sua obra foi duas vezes premiada internacionalmente (Prêmio Jean Tschumi - 1972 e Prêmio Auguste Perret – 1985, este póstumo). A arquitetura que produziu foi reconhecida, por alguns críticos, como uma verdadeira "escola", a chamada "Escola Paulista".
Dentre os 500 projetos que produziu durante sua carreira, destacam-se: Edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado, em Guarulhos; Passarelas Urbanas; escolas públicas; Estádio do Morumbi; clubes; sindicatos; edifícios de apartamentos e casas.

Foi criado um site oficial em novembro de 2014 com o objetivo ser a grande fonte de pesquisa para estudantes universitários, pesquisadores e curiosos sobre sua obra.. A página também vai concentrar todas as novidades do projeto "Artigas 100 anos". O projeto foi viabilizado pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo, por meio de edital público de apoio a projetos culturais, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-SP).

Ao longo de 2015, o site ficará cada vez mais completo e abrigará todas as informações dos outros eventos programados para o 100 anos de Vilanova Artigas. A partir de uma linha do tempo, o internauta acessa as informações conforme seu interesse: obras, fatos históricos, vida e obra do arquiteto por século, década ou ano específico.

Segue uma imagem e uma homenagem prestado pelo diretor de cinema Luiz Villaça
ao Edificio Louveira, localizado em São Paulo, uma de sua obra dentre tantas.
Vizinho do edifício, Villaça conta como a obra de Artigas está enraizada no bairro, agindo quase como um respiro para os moradores da região. Se os cariocas tem vista para o mar, conta o cineasta, os habitantes do bairro do Pacaembu podem se orgulhar da vista para o emblemático edifício de Vilanova Artigas.

Quanto ao site vale a pena entrar e “viajar” pela obra e pela vida deste grande arquiteto: www.vilanovaartigas.com

Fonte: http://www.archdaily.com.br/br/757932/lancamento-do-site-oficial-de-vilanova-artigas-em-comemoracao-ao-centenario-do-arquiteto

DEIXE UM COMENTÁRIO